quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Cuidados com a pele no inverno



O óleo natural da pele é muito importante para proteger você do frio, da penetração na pele das bactérias, fungos, vírus, de poluentes do ar, do contato com alergenos como poeira, mofo e fibras de tecidos. Com as baixas temperaturas, as células que produzem a gordura da pele diminuem sua atividade, por isso a pele fica mais seca. Isto é agravado pelo uso de água quente e sabão, e banhos mais longos no inverno. Felizmente, com o apagão, este ano promete banhos de chuveiros mais frios e rápidos!

Devido a esta diminuição de gordura na pele, é muito comum o Prurido Hiemal, que é um prurido difuso que ocorre em pessoas idosas, ou pessoas de pele seca, ou pessoas de pele normal que nesta época fazem uso excessivo de banho quente e sabonete. É muito interessante porque às vezes o paciente acha que está com alguma alergia ou doença de pele, e apenas uma orientação sobre um banho rápido e hidratantes após banho causarão a cura destes pacientes.

Pessoas que já tiveram bronquite, asma ou rinite têm geralmente maior intolerância ao inverno, porque a pele deles já é geneticamente mais seca, então se agravará no inverno e ficará mais sujeito a coceiras, dermatites de contato alérgicas e infecções viróticas (principalmente o molusco contagioso).

No inverno, apesar da temperatura ser baixa, o ultra violeta do sol é às vezes até mais forte do que no verão, porque são dias normalmente muito claros, sem as nuvens no céu que vemos no verão e que normalmente filtram os raios solares. Um exemplo típico é de pessoas que queimam muito quando vão esquiar na neve. Para isso, é fundamental o uso de camadas fartas de filtros solares, que devem ser reaplicados durante o dia.


Alguns tratamentos para os
diversos tipos de pele no inverno:


Pele seca:

Limpeza da face: Evitar sabonetes. Podem ser usados cremes de limpeza ou a própria água pura.

Manhã: Usar na face um gel de Vitamina C que tem características hidratantes antes de um filtro solar. Quase todo filtro cremoso com FPS acima de 45 tem esta característica, porque para incorporarem tão grande quantidade de química têm que ter um veículo oleoso. A própria matéria prima já é oleosa.

Noite: É sempre recomendado o uso, na face, de ácido retinóico ou glicólico na forma de creme. Nunca usar solução alcóolica que vai ressecar ainda mais. Podem ser associados hidratantes em cima desses ácidos a base de lactato de amônia, adenin (é um fito hormônio que fortalece a pele, dando-lhe maior brilho e viçosidade) e mais modernamente para mulheres na época da menopausa usamos cremes à base de isoflavona.

Oral: Em todos tipos de pele é sempre bom associar anti oxidantes orais, para prevenir o envelhecimento geral do organismo.

Corpo: Sugerimos um óleo de amêndoas ou glicerina passados no corpo todo antes do banho, de modo que a água não chegue a desengordurar totalmente a pele, protegendo-a do efeito desidratante dos sabonetes. Após o banho, completar a hidratação com cremes a base de uréia, lactato de sódio ou amônia, silicone, óleo de amêndoas etc.

Pele oleosa:

Limpeza: pode ser feita com sabonetes neutros, como de glicerina, Dove ou de criança.

Manhã: Devem sempre ser usados filtros solares não oleosos (oil free, não comedogênico ou em gel), para evitar que eles entrem dentro do poro, entupindo a glândula, não deixando o óleo natural sair, causando cravos e espinhas. Sempre antes, passar um Gel de Vitamina C, que é potente anti-oxidante e clareador da pele.
Noite: São peles muito propensas à acne, portanto mais do que em nenhum tipo de pele deve ser usado um acido retinóico, isotretinoína ou adapaleno. Como nesta época a pele fica mais ressecada, podem ser usados na forma de loção cremosa oil free ou gel. Evitar usar soluções quando a pele ainda não está acostumada. Podem ser usados também hidratantes suaves oil free a base de uréia ou lactato de amônia.

Corpo: Os banhos devem ser rápidos, o mais frio tolerável e usar sabonete só nas regiões axilares e genitais. Após o banho, usar loção cremosa hidratante leve a base de uréia, lactato de sódio ou amônia, óleo de amêndoas ou silicone.

Pele normal e mista:

Na parte central da face, deve-se usar produtos para pele oleosa e nas regiões laterais e olhos produtos para pele seca.

Crianças: Por terem a pele muito sensível, devem ser tratadas com muito cuidado, evitando-se sempre banhos longos, usando-se hidratantes naturais sem perfume e sem corantes para evitar alergia.

É comprovado cientificamente que, para a síntese de Vitamina D em crianças, é suficiente 10 minutos de sol diário, e o uso de filtros solares sempre deixam passar um pouco de ultra violeta. Por isso, bebezinhos devem ser protegidos do sol. O câncer de pele, as manchas brancas ou escuras dependem de efeito cumulativo do sol de muitos anos, e este sol em excesso que tomamos nos primeiros anos de vida são as principais causas.

Portanto, vamos hidratar e proteger do sol nossas crianças. O filtros têm que ser mais aderentes, a prova d'água e a substância química menos alergênica, para evitar dos olhos arderem e dar alergia. Atualmente são muito usadas barreiras físicas, que são produtos inertes a base de óxido de zinco e dióxido de titânio micronizado.




Nenhum comentário: