quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Queda de cabelo



Os cabelos, nos homens pré- históricos, tiveram grande importância na proteção contra o frio, calor e vento. Com a evolução, o homem foi se abrigando nas casas, usando roupas. O cabelo perdeu sua finalidade e, hoje, só tem função decorativa. Por isso, ele está diminuindo na raça humana e, se continuar a evolução natural, talvez nossos descendentes longínquos conheçam o cabelo somente em museus.

Como ele influi bastante na estética do ser humano, qualquer alteração aflige as pesssoas, fazendo com que procurem, imediatamente, um tratamento que segure esta involução natural. É normal caírem em média de setenta a cem fios por dia. Assim como folhas caem das árvores, no outono, e pelos e penas caem dos animais, nós também temos uma época em que nossos cabelos caem mais. Nos países temperados do sul ela é maior de fevereiro a junho. Certas pessoas têm esta queda muito marcada, sem significar nenhuma doença.

Lavar o cabelo todo dia não faz cair mais. O cabelo que cai já estava solto dentro do poro, eles apenas se desprendem quando lava-se ou penteia-se. Pessoas de cabelos muito oleosos podem e devem lavá-los diariamente. Já os cabelos secos devem ser lavados menos, para que o shampoo não o resseque mais ainda.

Os xampus modernos têm em sua composição substâncias que retiram da água os metais pesados, que dão aspecto sem brilho ou opaco ao cabelo, e os condicionadores protegem a haste do cabelo de microtraumas (pente, escova, sol, cloro, sabonete). Por isso são muito importantes na manutenção da beleza dos cabelos.

Existem vários tipos e causas de queda de cabelo. Confira algumas delas:


Queda difusa (em todo couro cabeludo)


Ocorre, geralmente, porque um maior número de cabelos entra, de forma precoce, na fase de repouso. As principais causas são emocional, anemia, pós infecção (gripes muito fortes, infecções de garganta, urinária, sinusites, pneumonias, etc), medicamentos (certos tipos de anticoncepcionais, hormônios androgênicos, anabolizantes, anticoagulantes, lítio, etc), diabetes, hipo ou hipertireoidismo, pós-parto. É muito importante salientar o papel do regime em queda de cabelo que é explicada pela carência alimentar ou medicamentos usados, por isso é fundamental sempre seguir a orientação de um nutricionista ou endocrinologista.


Nenhum comentário: